Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia e dos procedimentos cirúrgicos, atualmente, as cirurgias de coluna oferecem riscos baixíssimo e recuperação rápida, que varia de acordo com cada caso. Ainda assim, de forma geral, o paciente que passa por alguma cirurgia de coluna sente melhora rápida dos sintomas, diminuição importante da dor e já sai do hospital andando.

Isso quer dizer que não é necessário nenhum cuidado no pós-operatório? Não! Existem diferentes tipos de cirurgias que podem ser realizadas na coluna para resolver patologias como escolioses, hérnias de disco e dores crônicas. Uma delas é a artrodese, que consiste em imobilizar uma ou mais articulações da coluna, utilizando parafusos, para corrigir instabilidades sem prejudicar os movimentos.

Nesse caso, como é necessário que o médico faça um corte no local a ser operado, para inserir os parafusos, o paciente deve adotar alguns cuidados pós-cirúrgicos, que ajudarão na rápida recuperação, como evitar atividades que exijam grande esforço, não carregar pesos e não dobrar a coluna ao abaixar, entre outros. Mesmo que não esteja sentindo dor, é fundamental seguir à risca as recomendações médicas para evitar qualquer risco de complicações.

Em muitos dos casos os neurocirurgiões podem indicar o tratamento de fisioterapia tanto no pré quanto no pós-operatório. Os exercícios de fisioterapia são fundamentais para diminuir a dor e tornar o processo de recuperação muito mais eficiente e rápido.

Há também a opção por cirurgias de coluna minimamente invasivas (saiba mais aqui) que oferecem uma recuperação ainda mais rápida e com menos dor. Podendo ser realizada por laser ou endoscópica, essas cirurgias não exigem anestesia geral, sendo o paciente apenas sedado e recebendo uma anestesia no local da operação.

Como não há cortes profundos e nem processos tão complexos, a operação é realizada de forma rápida, durando em média de 30 minutos a uma hora, sendo que o paciente recebe alta médica hospitalar no mesmo dia, em no máximo 24 horas, podendo sair do hospital andando. No entanto, assim como a artrodese, as cirurgias minimamente invasivas também possuem alguns cuidados que devem ser adotados no período pós-cirúrgico, e serão indicados pelo médico.

Mais uma vez é importante ressaltar que, mesmo sem sentir dor, os cuidados devem ser seguidos para evitar qualquer tipo de complicação. Quando o paciente segue as orientações dos médicos no período pós-cirúrgico e a recuperação ocorre dentro do previsto, o mesmo poderá ter alta laboral, ou seja, poderá voltar ao trabalho e as atividades normais, em um semana, em média.

Entretanto, a alta laboral pode variar de acordo com a profissão de cada indivíduo. Para quem realiza atividades mais leves e administrativas o tempo de recuperação pode ser mais curto em comparação aqueles que exercem atividades de maior esforço físico.

Dicas para recuperação após cirurgia de coluna

Por mais modernos e indolores que sejam as cirurgias atualmente, alguns cuidados podem ajudar no processo de recuperação e tornar tudo mais fácil no período pós-cirúrgico. Anote as dicas!

1- Prepare seu cardápio: Essa dica é importante principalmente para as pessoas que moram sozinhas ou que sempre cozinham o próprio alimento. No pós-operatório é sempre recomendando o mínimo de esforço, por isso prepare e congele potinhos de comida para uma semana, assim você só precisará esquentar e terá a garantia de uma alimentação saudável nesse período.

2- Separe alguns travesseiros: A hora de dormir pode ser uma das mais incômodas, dependendo da cirurgia. Travesseiros ajudam a dar mais conforto e a tornar a noite de sono melhor. Coloque-os embaixo dos joelhos, quando estiver de barriga para cima, ou entre as pernas para deitar de lado.

3- Prepare sua casa: Sabe aqueles itens que você usa o tempo todo, como o controle remoto da televisão, o telefone e o carregador de celular, os pratos e copos na cozinha e assim por diante?! Coloque-os em locais ao alcance da sua mão e evite deixá-los em locais baixos, onde você precise abaixar, ou em locais muito altos, onde é preciso uma escada para alcançar. Assim você irá evitar esforços desnecessários e que podem fazer mal para sua coluna nesse período.

Para quem mora em casas com escadas é importante fazer um planejamento e montar um quarto provisório no andar térreo, para facilitar a recuperação, tendo em vista que o paciente não poderá subir e descer escadas no pós-operatório.

4- Peça ajuda: Não é vergonha nenhuma precisar de ajuda. Se você mora sozinho ligue para parentes, amigos ou vizinhos e peça por ajuda durante o seu período de recuperação. Deixe-os sobre aviso para que possam se planejar e estar com você durante os dias de seu recuperação.

Precisa de mais informações sobre cirurgia de coluna? Entre em contato com a Clínica Gran Prime, contamos com os melhores profissionais e neurocirurgiões experientes e especialistas em cirurgias de coluna.