Talvez você já tenha ouvido falar sobre a medicina esportiva. Essa é uma especialidade cada vez mais comentada dentro de academias e entre os atletas profissionais. Mas você sabe quais são os benefícios da metabologia esportiva?

A busca por um corpo saudável e bonito está em alta. Muitas pessoas ocupam as academias, e se preocupam em levar uma vida mais equilibrada e saudável.

Mas fazer isso sem a devida orientação pode ser um problema. Além de atrasar os tão sonhados resultados, praticar exercícios e tomar fórmulas sem acompanhamento especializado pode representar um risco para a sua saúde.

Mas afinal, quais são os benefícios da metabologia esportiva?

Essa vertente da medicina é responsável por preparar o atleta para obter desempenho mais satisfatório. Esse tipo de atendimento pode ser utilizado por atletas novos e inexperientes ou por aqueles considerados de alta performance.

A prática de atividade física pode estar relacionada aos mais variados objetivos: perda de peso, ganho de massa muscular, definição corporal. E para qualquer dessas finalidades, é importante saber quais são as práticas mais indicadas para o seu corpo.

Geralmente, as academias não conseguem oferecer um atendimento personalizado, principalmente por conta da demanda. De modo geral, os professores reproduzem treinos padrões para os alunos, considerando apenas a frequência com que pratica exercícios.

Mas a verdade é que cada pessoa é de um jeito, possui uma capacidade física diferente, e várias questões devem ser consideradas antes de começar a treinar.

E é justamente aqui que começam os benefícios da Metabologia esportiva, que será responsável por identificar as especificidades de seu corpo, e ajudará você a montar um treino seguro e de real qualidade para alcançar os seus objetivos.

Mas o que acontece em uma consulta de metabologia esportiva?

Essa consulta acontecerá com um médico, que é especialista em metabologia, e aplica seus conhecimentos para identificar as especificidades de cada paciente.

No consultório médico, ele realizará uma série de exames clínicos que visam identificar qualquer problema ou restrição em seu corpo. Um dos exames que podem ser realizados é o Bioimpedanciometria, que mede a massa muscular, taxa de gordura, água e condição metabólica.

Mas para um resultado mais preciso, o médico poderá solicitar alguns exames laboratoriais como coleta do sangue e da urina, além de outros clínicos como teste na esteira ergométrica e analise cardíaca.

Mas para que servem tantos exames e avaliações?

Geralmente, quando você se matricula em uma academia e começa um sistema de treinamento, a avaliação física que ocorre é bem simples, certo? Acontece que ela não é eficiente para identificar, por exemplo, a sua capacidade cardíaca ou respiratória, nem a sua resistência.

Com isso, o treino montado não necessariamente será qualificado para você. Outra questão que pode ser analisada é a qualidade postural e ortopédica do paciente, para certificar de que ele está apto a praticar determinados exercícios. E os principais benefícios da metabologia esportiva são:

  • Segurança:

Com todos os exames em mãos, e a devida análise médica, você poderá montar um plano de treinos seguro e qualificado para o seu corpo, sem riscos de lesões, dores excessivas e qualquer tipo de erro que pode comprometer a sua saúde.

  • Desempenho:

O médico responsável pela consulta deverá conhecer o seu objetivo: emagrecer, ganhar massa muscular, definir o corpo etc. A partir disso, ele conseguirá indicar que tipo de atividade você pode praticar que não coloque a sua saúde em risco, e que ainda assim aproxime você de seus objetivos.

  • Cálculo de gasto energético:

Também através dos resultados de seus exames será possível identificar qual é o gasto calórico médio de seu corpo, e com isso definir, por exemplo, tempo, frequência e intensidade de seus exercícios.

Escolha uma clínica de confiança, e obtenha os melhores resultados

Para conseguir excelentes resultados em seu acompanhamento, você deve se preocupar em escolher uma clínica que tenha estrutura adequada para lhe prestar atendimento.

Além disso, é importante analisar a devida qualificação do médico que vai lhe atender. Para isso, busque um ambiente especializado e renomado.

Cuidar de sua saúde deve ser prioridade, e nesse sentido, consultar-se com um especialista em medicina esportiva se faz extremamente necessário.

Além de ser benéfico para saber como andam as suas condições cardíacas, respiratórias e afins, você também poderá montar um treino com muito mais segurança.

Seja para emagrecer ou obter qualquer outro resultado, o atleta amador ou profissional deve se preocupar em cumprir todas as etapas para conseguir alcançar seus melhores resultados. E é nesse cenário que a metabologia esportiva aparece como um grande aliado nesse processo.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da metabologia esportiva, busque um profissional qualificado para lhe orientar, e descubra como potencializar os seus resultados.