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Existem diversos mitos que são contados e propagados entre as pessoas que querem buscar hipertrofia ou definição muscular. Mas afinal, como montar um treino adequado baseado na metabologia do esporte?

A metabologia do esporte tem como finalidade proporcionar um melhor desempenho e mais saúde a atletas e pessoas que praticam exercícios físicos. Para isso, o médico especialista deverá conhecer profundamente o corpo de seu paciente.

Esse tipo de acompanhamento não apenas está focado em trazer resultados mais interessantes ao paciente, como também proporcionar mais segurança durante a prática de exercícios, evitando assim contusões ou mesmo insuficiência cardíaca. Descubra então como montar um treino adequado baseado na Metabologia do esporte.

Veja como montar um treino adequado baseado na Metabologia do esporte considerando as questões mais relevantes

Quando você busca ajuda médica para resolver algum problema, precisa ir direto à especialidade indicada para conseguir a devida orientação. Se você é um atleta, ou pretende treinar de maneira mais eficiente, buscar ajuda de um médico especializado também é fundamental.

Esse profissional será capaz de montar um treino adequado baseado na metabologia do esporte, considerando as características particulares de seu corpo, e conduzindo o seu treino de forma mais assertiva.

Para começar, você deverá fazer alguns exames e testes que consigam mensurar a sua capacidade cardíaca, circulação, metabolismo e respiração. Dessa forma será possível criar uma sequência de exercícios que consiga estimular os resultados sem comprometer a sua saúde.

  • Hipertrofia muscular:

A hipertrofia é uma reação do corpo que faz com que os músculos aumentem de tamanho. Para alcançar esse resultado, é necessário que o atleta siga uma dieta adequada, que estimule esse crescimento.

Se a alimentação diária não for correta, o atleta acabará perdendo massa muscular durante os exercícios, pois, a proteína do tecido muscular será usada para fornecer a energia faltante devido à má alimentação.

Nesse caso, o treino deverá ser montado pensando em um grande crescimento muscular.

  • Definição:

Embora seja comumente confundida com a hipertrofia, a definição muscular, na verdade, consiste em evidenciar os músculos, mas mantém o corpo com um aspecto mais magro. Assim, o aumento deve ser suave ou moderado.

Dicas para um treino de hipertrofia

Podemos considerar que um treino voltado para crescimento muscular deve considerar alguns exercícios considerados mais básicos. O ideal é que o atleta não sobrecarregue um grupo muscular, repetindo exercícios que possam impactar as mesmas partes.

Uma forma de se organizar é dividindo o seu treino em ciclos ABC. Você deve direcionar as suas energias para os exercícios de movimentação longa, como é o caso de supino, desenvolvimento, remada, puxada, agachamento e terra.

É importantíssimo que o atleta que deseja obter crescimento muscular intenso consiga identificar o seu nível de treinamento. Perder a mão, e treinar além do que o seu limite físico permite não é estratégia para obter bons resultados. Em geral, podemos imaginar da seguinte forma:

  • Iniciante: deverá treinar de 3 a 4 vezes semanais;
  • Intermediário: deverá treinar de 4 a 5 vezes semanais;
  • Avançado: deverá treinar de 5 a 6 vezes semanais;

Dicas de treinamentos para definição

Já se o seu caso é voltar às atenções para os exercícios de definição muscular, você deve evitar aquelas sequências que são montadas para quem quer aumentar os músculos, e deverá pensar em metodologias diferentes.

Os treinos montados em circuitos são muito indicados nesse caso, quando você treina intensamente e sem descanso, emendando vários exercícios.  Você pode incluir o chamado descanso ativo, quando mesmo nas “pausas” você se exercita, fazendo, por exemplo, abdominais.

Você pode pensar em uma divisão AB, e praticar exercícios 5 vezes na semana. Mantenha também uma dieta de restrição alimentar, que vai ajudar na definição do corpo.

Intercalando os treinos: obtenha mais resultados e melhores condições

Em alguns casos, intercalar esses dois tipos de treino pode ser a solução para buscar uma boa definição, e um crescimento moderado da musculatura.

De qualquer forma, a melhor maneira de obter excelentes resultados é procurando uma ajuda especializada. Nesse caso, ter o acompanhamento de um médico para saber como montar um treino adequado baseado na metabologia do esporte é a melhor opção.

Através de uma série de exames e acompanhamentos, o médico responsável conseguirá lhe ajudar a montar treinos que sejam eficientes e, acima de tudo, seguros.

Esse tipo de medicina também preza pelo bem-estar, e com isso você não precisará de suplementos ilícitos para obter excelentes resultados. Através de alimentação e ciclos de treinamento voltados especificamente para o seu corpo, o resultado virá em questão de tempo.

Agora que você já sabe como montar um treino adequado baseado na Metabologia do esporte, procure uma clínica especializada, e consulte-se com um profissional qualificado.