Procura tratamento para escoliose? Entre em contato.

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral que ocorre com maior frequência durante o processo de crescimento e desenvolvimento da criança. É importante ressaltar que existem vários tipos de escoliose.

A idade é um dos fatores de risco, visto que os sintomas geralmente começam entre os 9 e 15 anos de idade. As meninas correm maior risco de ter escoliose e uma curvatura mais severa na coluna. Embora muitas pessoas que desenvolvem o problema não tenham membros da família com escoliose, uma história familiar de escoliose aumenta o risco da doença.

A maioria dos casos de escoliose é leve, mas algumas crianças desenvolvem deformidades da coluna vertebral que continuam a ficar mais graves à medida que crescem. A escoliose grave pode ser incapacitante. Uma curva espinhal especialmente grave pode reduzir a quantidade de espaço no tórax, dificultando a correção dos pulmões.

Existem alguns sintomas que podem ser notados por familiares, professores e médicos em consultas de rotina. O sintoma mais comum é uma curva anormal da coluna vertebral, muitas vezes é uma mudança suave. A mudança na curva da coluna geralmente ocorre muito devagar, de modo que normalmente só é percebida quando se torna uma deformidade física mais grave. Os pacientes podem notar que suas roupas não se encaixam como deveriam, podem notar que sua cintura está desigual, ou que as pernas das calças são mais longas de um lado do que a outra.

Buscar ajuda médica adequada o quanto antes é essencial para o diagnóstico e tratamento correto, quanto mais cedo o diagnóstico melhor.