RPG – Reeducação Postural Global

A Reeducação Postural Global, abreviada pela sigla RPG, é uma técnica fisioterapêutica desenvolvida na década de 50, na França, que consiste, basicamente, em um ajuste da postura necessário para a reorganização e reequilíbrio dos músculos que firmam a mesma. Para isso, o profissional de fisioterapia identifica os músculos debilitados do paciente e aplica técnicas e exercício específicos para alongar a musculatura que é responsável pela alteração postural.

Segundo a Sociedade Brasileira de RPG, esse tipo de tratamento é baseado em três princípios fundamentais. São eles:

• Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
  • Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/consequência)
  • Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

Principais benefícios da RPG

Problemas posturais podem trazer muitas outras complicações de saúde, como dores de cabeça, alterações respiratórias, formigamento das mãos e dos pés além, é claro, de dores nas costas. A Reeducação Postural Global é extremamente eficiente na prevenção de problemas da coluna, como também no tratamento de algumas doenças.

Entre os principais benefícios podemos destacar:

• Melhora dos aspecto estético da postura;
  • Correção de vícios de postura comuns e inapropriados;
  • Consistência corporal;
  • Correção dos desvios da coluna;
  • Alívio de dores nas costas;
  • Fortalecimento dos músculos e
  • Prevenção e tratamento de hérnia de disco.

A quem se destina?

Pessoas de todas as idades, sem restrições, podem realizar tratamento por RPG. A Reeducação Postural Global pode ser indicada para pessoas com problemas simples de postura inadequada ou para pacientes com doenças mais sérias, como hérnias de disco. A indicação pode ser feita por um médico ou a própria pessoa pode, de forma espontânea, procurar esse tipo de tratamento.

Entre os problemas de saúde que podem ser tratados por meio da RPG estão:

• Dores lombares;
  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo;
  • Tendinite;
  • Artrite e Artrose;
  • Hérnias de disco;
  • Distúrbios digestivos;
  • Problemas de circulação e

Qual tempo necessário de tratamento?

Como um dos princípios da RPG é o tratamento totalmente individualizado e personalizado, levando em consideração as particularidades de cada corpo de cada pessoa, o tempo de tratamento também varia de um indivíduo para o outro. Contudo, na primeira consulta, a partir da avaliação do fisioterapeuta é possível ter uma estimativa do tempo que será necessário, bem como a frequência (quantas vezes por semana) e a quantidade de horas por dia.

Para mais informações ou agendamento de consulta entre em contato conosco!